quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[EVENTO] XVII Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Oi, gente!

Hoje tem assunto interessante para conversarmos: Bienal do livro!! O evento acontecerá no próximo mês na cidade do Rio de Janeiro, para satisfazer os amantes da literatura – ou não.


No próximo mês acontece o maior evento da literatura no estado do Rio de Janeiro e eu já estou contando os dias para poder entrar naquele galpão e (re)encontrar os autores mais queridos e fazer algumas aquisições. Nesse post, vou falar sobre a minha wishlist de compras e autores que quero conhecer.

Se tudo der certo, irei em quatro dias do evento para poder fazer minhas compras de forma tranquila e conseguir tirar fotos sem ter gente ‘entrando na frente’ sem a menor educação. E claro, conversar com autores com calma e pegar autógrafos em livros que já tenho ou que irei comprar no dia. Esse ano, optei por comprar apenas livros nacionais. Não sou do tipo que defende a literatura nacional acima de tudo, mas eu tenho planos de emigrar e lá fora vai ser difícil de conseguir os livros físicos e nem vou falar sobre encontrar o autor, vai ser impossível! Mas vamos falar dos livros que irei comprar:

Um Ano Inesquecível
Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

Confissões On-Line 2 - Íris Figueiredo
Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é.

A Retomada da União - Bárbara Morais
Depois do atentado que ficou conhecido como Massacre Amarelo, a situação em toda a União está crítica. Para a maioria das pessoas, Sybil está morta. A tensão entre humanos e anômalos é palpável, e Fenrir se apodera da fraqueza de seus semelhantes para se intitular o herói da revolução. Com a ajuda de novos e velhos aliados, Sybil resgata seu passado ao mesmo tempo em que tenta conquistar um futuro diferente para seus iguais. Peça-chave no plano para deter os principais inimigos do Estado, a garota se encontra em meio a um jogo político abarrotado de intrigas e mortes. Prepare-se para desvendar os maiores e piores segredos que estão por trás do desfecho desta eletrizante trilogia.

Anacrônicas - contos mágicos & trágicos - Ana Rodrigues
Neste livro, você vai encontrar histórias que falam de dragões, fadas, coelhos, anjos, demônios, sapos, duques, grifos, bruxas, sonhos e livros. Vai viajar para Avalon, para uma cidade-biblioteca, para a Borgonha medieval e, se encontrar o mapa certo, poderá conhecer a Terra das Fadas. Testemunhará histórias de amor, perda, vitória e mudanças.
Só tome cuidado para não ser enganado pelo coelho. Ou para que uma traça não devore seu caminho.




Quando Tudo Começou - Bruna Vieira em Quadrinhos
Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola. Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora.

O Vilarejo - Raphael Montes
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.



Fora os autores dos livros que comprarei, quero muito encontrar a Giulia Paim, Marina Carvalho, Chris Melo, Martha Ricas, Maurício Gomyde, Nanuka Andrade, Bia Carvalho e outros. Meu foco na bienal desse ano não é comprar livros, mas aproveitar bons momentos naquela imensidão de livros e a oportunidade de conhecer gente nova. Já estou bastante ansiosa *-*


Quem vai ir à bienal? Quais livros pretendem comprar e que autores mais querem encontrar? Conta aqui nos comentários J

Até a próxima!