domingo, 12 de julho de 2015

Resenha Dupla | O Caminho Jedi | Livro dos Sith | Daniel Wallace + Sorteio

Oi, gente!

Quem curte Star Wars? Até 2012 eu ainda não tinha assistido aos filmes e eu fiquei horrorizada comigo mesma quando descobri a grandiosidade do universo criado por George Lucas. Desde então, tenho buscado me aprofundar mais nesse universo e não poderia deixar de ler os livros maravilindos que a editora Bertrand está lançando. Mas vamos parar de enrolação e vamos ao que interessa! E no final, tem sorteio dos livros para quem for fã da série e quiser ter essas preciosidades na estante ;)


O CAMINHO JEDI
O Caminho Jedi é um manual para os estudantes da Força e contém muitas informações pertinentes aos cargos exercidos dentro da Ordem Jedi. Esse livro é repassado de Mestre para Padawan e contém informações sobre tempos antigos e se estima que foi escrito uma década após as Novas Guerras Sith. O manual é dividido em quatro partes:

Introdução à Ordem Jedi
Nessa parte, conhecemos a história da Ordem Jedi, a importância do Código Jedi e deveria informar sobre a Profecia do Escolhido, mas alguém rasurou essa parte para prejudicar o conhecimento de próximos leitores. Acredita-se que o responsável por isso tenha sido o Imperador Palpatine.

“Não há emoção, há paz.

  Não há ignorância, há conhecimento.

  Não há paixão, há serenidade.
  Não há caos, há harmonia.
  Não há morte, há Força.”


Jedi Iniciado
Aqui, aprendemos como iniciar na Ordem Jedi. É ensinado a importância de pertencer a um clã, como se portar e vestir. Também fala sobre os três pilares que dos Jedi: a Força, o conhecimento e a autodisciplina e também fala sobre os testes para iniciados, que os tornará ou não, futuros Padawans.

Padawan
Nessa parte, a informações se tornam mais técnicas. Fala como um Padawan desse se portar e como suas responsabilidades mudam, já que são autorizados a portar um sabre de luz. É frisado a importância do respeito ao Mestre e a atenção redobrada aos ensinamentos dele até porque, ele não será um Padawan para sempre e precisa estar pronto para os testes Jedi, que os nomeará Cavaleiros Jedi.

Cavaleiro Jedi
Na minha vã ignorância, eu achava que era o último nível possível para um Jedi. Aprendi que existem ramificações dentro da Ordem Jedi e que os Jedi nem sempre são guerreiros. Eles podem optar por trabalhar em outras áreas, mas não menos importantes dentro da Ordem e eu me admirei ao descobrir o quanto de Jedi que existe na República. E eles ainda podem se tornar Mestre o que os possibilita a serem mentores de jovens Jedi e Grande Mestre, que é o título para quem é reconhecido como o maior dos Mestres por decisão unânime do Alto Conselho.

O livro ainda informa um pouco sobre a história dos Sith e a diferença que o ensinamento deles tem em comparação com os Jedi. Também explica como outros seres podem utilizar a Força sem ser nomeado Jedi e fala sobre um pouco de cada raça existente no universo e como a morte é tratada por eles. O manual ainda conta com “anotações de rodapé” do Mestre Yoda, Thame Cerulian, Qui-Gon Jinn, Obi-wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, Darth Sidious e Luke Skywalker, o último a ter o manual em mãos. Descobri muitas coisas que não aparecem nos filmes ou tomei conhecimentos de coisas que eu não percebi enquanto assistia aos seis filmes da série. Criei algumas teorias sobre a proibição de relacionamentos românticos – que não explanarei. Quem sabe depois da leitura de Livro dos Sith eu aprimore a ideia ou a ignore de vez, mas confesso que concordo com quase nada sobre as regras Jedi ou como diz no manual, seria uma Jedi Cinza que não segue as regras impostas pela Ordem. Ou Sith seria eu? #dúvida


LIVRO DOS SITH
Diferente de O Caminho Jedi, Livro dos Sith não se trata de um manual. São relatos históricos de alguns Lordes Sith durante toda sua existência. A leitura foi um pouco mais fluida, mas os termos e a densidade da história deixaram minha cabeça com vários nós. O livro é dividido em seis narrações de cinco Sith diferentes e por uma bruxa.

O primeiro texto é narrado pela Sorzus Syn, uma Jedi mulher que foi exilada da Ordem Jedi e enviada para as terras de Korriban e lá, ela e outros Jedi exilados, escravizaram o povo Sith. Eu não sabia que Sith era uma raça e o termo foi incorporado para um grupo de pessoas que praticam o lado negro da Força por terem características que se encaixavam aos seus praticantes. No segundo capítulo, vemos um diário incompleto de guerra de Darth Malgus durante a Grande Guerra Galática, narrando suas táticas de guerra e algumas atitudes bem negras que ele teve.

“A paz é uma mentira, só há paixão.

  Através da paixão, eu ganho força.
  Através da força, eu ganho poder.
  Através do poder, eu ganho vitória.
  Através da vitória, minhas correntes são quebradas.
  A Força me libertará.”

No terceiro capítulo, o narrador Darth Bane explora um novo método Sith, a Regra de Dois. Essa regra se trata de ter um Darth Sith e um aprendiz. O poder deveria se concentrar em apenas uma pessoa, o Darth (Darth = aquele que retém o poder, conquistou o poder) deve instruir o aprendiz a nutrir toda raiva e aprender as técnicas do lado negro para substituir seu Mestre, afinal de contas a Ordem Sith precisa sobreviver depois que o Mestre perece. No próximo capítulo, que é narrado pela Mãe Talzin, uma das Irmãs da Noite, e se trata do capítulo mais denso por falar mais sobre os poderes negros e sua origem. O texto fala sobre as entidades que regem os poderes da Força e que as Irmãs da Noite não são classificadas como Jedi ou Sith, mas devem sempre explicar o que são, já que são confundidas com os Sith, por não terem receio de matar.

Os dois últimos capítulos foram os mais leves, já que um se trata de questões científicas sobre como obter a vida eterna e mutações genéticas, narrada pelo Darth Plagueis e o último, os planos de conquista da República pelo Darth Sidious, o Imperador Palpatine, e como ele conseguiu burlar todos os maiorais Jedi e do Conselho e iniciar a vingança Sith.

Aprendi muito mais lendo Livro dos Sith em relação ao O Caminho Jedi apesar de não ter muitas instruções diretas sobre como ser um Sith. Por muitas vezes, os acontecimentos se tornaram confusos e eu sempre tinha que reler alguns parágrafos para tentar captar a mensagem. Não foi falado nada substancioso sobre Darth Vader, ponto negativo do livro (risos).


SORTEIO

Para finalizar esse post gigante, vou sortear os dois livros resenhados para alegria de todos. Para validar sua participação, tem que curtir a página do blog no facebook, me seguir no twitter e twittar uma mensagem. Claro, pode cumprir as opções extras para ganhar mais chances.

a Rafflecopter giveaway
Regras Gerais
- Curtir a página do blog no facebook;
- O sorteio vale de hoje 12/07/2015 até o dia 02/08/2015;
– Caso o ganhador não responda ao nosso contato em 48 horas, o sorteio será refeito;
– É preciso ter um endereço de entrega no Brasil;
– Não serão aceitos perfis fakes/criados somente para promoções;
– Não serão aceitos comentários nas postagens que não sejam com conteúdo pertinente a elas;

E aí, gostaram? Para quem for participar do sorteio, boa sorte.

Até a próxima!